Departamento de Arrecadação

Competências

Compete ao Departamento de Arrecadação as seguintes atribuições: 

I – Executar atividades de fiscalização tributária;

II – Controlar tarefas relativas à tributação, fiscalização e arrecadação;

III – Examinar e analisar livros fiscais e contábeis, notas fiscais, faturas, balanços e outros documentos dos contribuintes;

IV – Expedir notificação, autos de infração e lançamentos previstos em leis, regulamentos e no código tributário municipal;

V – Instruir processos tributários efetuando levantamentos físicos e diligências;

VI – Orientar e fiscalizar o cumprimento das leis, regulamentos e normas concernentes às obras públicas e particulares e às posturas municipais;

VII – Colaborar com as cobranças da Secretaria de Fazenda, em razão de obras públicas executadas;

VIII – Visitar estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços com a finalidade de fiscalização do pagamento das taxas e impostos municipais;

IX – Manter atualizado o cadastro econômico de contribuintes municipais;

X – Verificar a legislação fazendo uso nas situações pertinentes;

XI – Emitir guias para o recolhimento das contribuições, junto ao órgão municipal ou instituições financeiras;

XII – Elaborar relatório de vistoria; executar trabalhos de fiscalização no campo da higiene publica e sanitária;

XIII – Observar e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho; executar outras tarefas correlatas; 

XIV – Não é da competência da Superintendência de arrecadação Tributária Procedimentos Licitatórios e Contratuais.